Procedimentos

Matrícula

A matrícula ocorre cerca de 20 dias antes do início das aulas do semestre letivo. É composta de três estapas:

  1. Matrícula WEB, e em seguida com duas fases (presenciais ou virtuais)
  2. Matrícula presencial ou remota
  3. Ajuste (lixão) presencial ou remota

Ao final de cada semestre, o coordenador do curso envia um email para a lista de estudantes com os procedimentos de matrículas e datas específicas.

 

Aproveitamento de estudos

As solicitações para aproveitamento de estudos (disciplinas obrigatórias e/ou optativas) devem ser enviadas ao CEAG-IC (ceag-ic@ufba.br).

As solicitações para aproveitamento de Carga Horária Complementar devem ser enviadas para a Coordenação do curso (csi@ufba.br).

 

Aproveitamento de estudos de outros cursos e/ou universidades

Todo pedido de aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos e/ou universidades, deve ser realizado via processo aberto junto ao Centro de Apoio à Graduação do IC (ceag-ic@ufba.br).

Visando dar celeridade ao julgamento dos processos, adicione o documento disponível neste link ao processo.

Neste documento, tem-se uma tabela na qual o aluno deve indicar, claramente, quais disciplinas deseja aproveitar e como.

O aluno que deseja solicitar aproveitamento de disciplinas como obrigatórias (OB) deve apresentar a equivalência pretendida entre disciplinas, informando qual disciplina deseja-se aproveitar como uma disciplina equivalente no BSI (conferir ementário aqui).

Para disciplinas que se deseja aproveitar como optativa (OP), não é preciso informar equivalência.

Para o aproveitamento de disciplina como CH complementar (Comp), também não é preciso informar equivalência, mas só se pode aproveitar uma única disciplina.

Para todas as naturezas (obrigatória, optativa ou complementar) é preciso informar a ementa oficial, fornecida pelo curso, da disciplina cursada que deseja-se aproveitar. 

 

Assinaturas

Declarações, comprovantes de matrícula e termos de compromisso de estágio (ou renovação), devem ser enviadas ao CEAG-IC (ceag-ic@ufba.br) para posterior assinatura do coordenador.